top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlan Ely

Formatura: Oitocentos Anos de Tradição

A cerimônia de formatura ou colação de grau é um momento solene que pode ser eternizado pela condecoração com anéis. Este, que ritualiza a conclusão do ciclo acadêmico ao conferir um diploma, de bacharel ou licenciatura, é mais um dos cerimoniais de passagem vivenciados. A origem desta tradição é antiquíssima e requer o regresso à Idade Média, mais precisamente à Europa do século XII. Àquela época, o Latim era a língua da erudição.




Em becas trajados, ao som de música, discentes que dedicaram em média de quatro a cinco anos ao estudo de determinada área do conhecimento, celebram o triunfo e o término de mais um ciclo. Ali estão reunidos integrantes de toda a comunidade acadêmica: reitor, alunos, professores, funcionários, parentes e amigos dos graduandos à beira de terem o grau conferido e serem, enfim, graduados. Passados seiscentos anos do surgimento da Formatura, no ano de 1835, nos Estados Unidos, nascem os anéis que levam o nome deste evento. De valor sentimental, o anel de formatura é geralmente usado no anelar da mão direita e tornou-se símbolo da própria cerimônia acadêmica, representando tanto o curso escolhido, quanto o sucesso.


Os anéis de formatura estão aqui e não se preocupe se o modelo que você gostou não está com a cor da pedra e o emblema do seu curso, pois isto pode ser adaptado para a qualquer área do conhecimento. Numa forma de eternizar o esforço e a vitória, o anel de formatura é uma recordação que transforma o momento da colação como o ouro o é: perene.


Referências: [https://www.canterbury.ac.nz/study/graduation/history-of-graduation/] acessado em 22 de fevereiro de 2019.

2 visualizações0 comentário
bottom of page