top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlan Ely

Quilate: A Unidade de Pureza do Ouro


Muitos clientes não conhecem a escala do quilate do ouro e, por isso, não conseguem compreender o porquê da diferença em valor de um anel ou aliança em ouro dez quilates; ou dezoito quilates. Há muitos pensamentos comuns nessa área: são eles – quanto maior o quilate, melhor o ouro; ouro bom é o dezoito; existe anel de ouro vinte e quatro quilates? Para esses pensamentos existem as respostas e são estas respostas que pretendo explorar neste artigo.

Primeiramente, afinal, o que é o quilate do Ouro? Resposta: O ouro é um metal maleável e dúctil. Sendo assim, ele precisa de outro metal em sua composição para que seja convertido em anel; do contrário é impossível forjar uma joia.

Entenda a diferença de quilates de ouro.

O quilate, aplicado ao ouro, é uma unidade de pureza; quer dizer – uma escala que serve para saber quantas partes do anel contém ouro puro e, quais as outras partes contém outro metal, que o endurece e o sustenta. Essa escala do quilate vai até 24. Quando diz: ouro 10 quilates significa que de 24 partes, 10 são ouro. Tendo essa informação como base, podemos concluir que: o ouro dez quilates tem mais liga do que a maleabilidade e ductilidade natural do ouro. Então: ouro 10k é bom para anéis mais leves e finos, tornando-os mais resistentes. Em porcentagem: 41,6 por cento é ouro; 58,4 é liga.

Já uma aliança, ou anel, em ouro 18k tem maior concentração de ouro em sua composição. De vinte e quatro partes, dezoito contém ouro; o restante, outro metal. Convertendo em porcentagem: 75% do anel é ouro, 25% é liga. Praticamente, um anel neste quilate apresentará uma coloração mais dourada e será mais maleável e dúctil. Assim sendo, o ouro 18k é mais vantajoso para alianças e anéis mais robustos. Aí temos também uma questão cultural: tradicionalmente, para o casamento, as alianças em ouro 18k são as mais procuradas.


Escrito por William Ely

Se você tem uma sugestão de temática a ser abordada no blog da joalheria; sinta-se à vontade enviando uma mensagem para (51) 98854161


75 visualizações0 comentário
bottom of page